MEI partilha em caso de divórcio?
Microempreendedor ou microempreendedora individual, cuidado!
A sua atividade econômica pode ser partilhada em caso de divórcio ou de dissolução de união estável, a depender do regime de bens. Sabia disso?
Maria Porath – Famílias e Sucessões
Microempreendedor ou microempreendedora individual, cuidado!
A sua atividade econômica pode ser partilhada em caso de divórcio ou de dissolução de união estável, a depender do regime de bens. Sabia disso?
Será que é uma boa ideia construir casa no terreno dos sogros (ou de qualquer outra pessoa)? Sei que, num primeiro momento, a ideia pode parecer bem tentadora; afinal, não é sempre que o casal possui dinheiro logo nos primeiros anos juntos para comprar algum imóvel, como terreno/casa/apartamento. Mas, cuidado com os riscos!
Sabe aquele investimento que você fez ainda solteiro ou solteira? Os seus frutos podem ser partilhados, caso esteja em um relacionamento que o regime seja o de comunhão parcial de bens. Isso significa que o valor que rendeu ao longo do relacionamento pode ser partilhado, caso não tenham estipulado de modo diverso. Sabia disso?
É fato que muitos casais passaram a morar juntos durante a pandemia. O que não imaginavam era que a situação fosse durar muito além do esperado! E nesse turbilhão, teve gente que comprou móveis para a casa ter espaço para mais um integrante, apartamento, carro, casa, abriu empresa, investiu dinheiro, etc. E você sabia que, a depender da situação, é possível que sua parceria tenha direito a esses bens?
O pedido de casamento, muitas vezes, é ansiosamente aguardado pelos mais românticos! Para que a
expectativa do casamento, lá na frente, não seja frustrada, é muito importante que você e sua parceria
estejam “na mesma página”. Dito isso, decidimos criar esse passo a passo completo para que você busque
a segurança jurídica necessária para o sucesso do seu relacionamento!
Sempre que alguém falece, é necessário fazer o inventário dessa pessoa, para que haja a regularização de todos os bens deixados pelo falecido. Mas você sabia que, com a herança, transmitem-se direitos e obrigações que antes eram do falecido? Sendo assim, o que acontece com a pensão alimentícia em caso de falecimento do genitor ou da genitora (alimentante) que pagava alimentos?
De forma geral, entende-se que os filhos possuem responsabilidade perante os pais idosos. Isso porque os pais cuidam dos filhos e, naturalmente, há a inversão de papéis, com a chegada da terceira idade. E para quem não possui filhos ou quando são falecidos, ou ainda, quando há o abandono afetivo inverso, a quem compete cuidar do idoso? E quais seriam essas responsabilidades?
Imagine o seguinte cenário: você, solteiro, comprou um bem imóvel e o financiou. Certo tempo depois, estabelece união estável ou casa com alguém. Por algum motivo, a relação se rompe. Já se perguntou o que acontecerá com o bem imóvel financiado e que foi adquirido de forma exclusiva por você antes do casamento ou da união estável?